Projeto



Introdução
Este projeto pretende demonstrar que é possível tornar a cidade de Aveiro uma cidade amiga do ambiente.
Com apenas três linhas de metro é possível retirar o trânsito do centro da cidade.

Vejam o bom exemplo de Pontevedra em Espanha, onde o trânsito foi banido em grande parte da cidade, não apenas no centro.

O investimento necessário à implementação do Metro Aveiro não é muito significativo. Este projeto baseia-se na utilização das infraestruturas ferroviárias existentes, necessitando apenas da construção de pequenos troços e construção de novos apeadeiros. O maior investimento seria a construção da ligação do Ramal do Porto de Aveiro e a Rua da Pega.

Propomos a criação de três linhas: Circular, Amarela e Branca.
A Linha Circular seria a principal linha deste projeto, que como o nome indica, circunda a cidade de Aveiro, começando e terminando na Estação de Comboios de Aveiro.
A linha Amarela iria do Estádio Municipal Mário Duarte até à Estação de Comboios de Aveiro.
A Linha Branca iria da Estação de Comboios de Aveiro e o Ferry.

Investimentos
Linha Circular
Esta é linha principal do projeto, que como o nome indica, circunda a cidade de Aveiro, começando e terminando na Estação de Comboios de Aveiro. Utilizaria as infraestruturas ferroviárias da Linha do Norte e Ramal do Porto de Aveiro
Esta linha daria acesso ao centro da cidade (Rossio), Universidade de Aveiro (com acesso ao Hospital de Aveiro) e às zonas de maior pressão populacional da cidade de Aveiro.
O investimento mais significativo seria feito no troço entre o Ramal do Porto de Aveiro, a seguir ao Rossio, e a Rua da Pega, e o troço entre a Universidade de Aveiro e o Glicínias, passando pelo Mercadona, Rua Direita de Aradas e Brejo. Este último troço teria custos significativos ao nível de expropriação de terrenos.
O apeadeiro do Glicínias daria acesso direto não só ao Centro Comercial, mas também funcionaria como um parque estacionamento importante para quem venha de sul. Além disso, servia as populações de Aradas, Vilar e S. Bernardo.
O apeadeiro do Rossio daria acesso ao centro da cidade. Quem venha de carro de Norte, deixaria a viatura no Estádio ou no Retail Park e teria acesso ao centro da cidade. Este apeadeiro seria construído utilizando o Ramal do Porto de Aveiro e com uma passagem superior pedonal que ligaria ao Rossio.
O apeadeiro junto à Escola Secundária Mário Sacramento possibilitaria que o Metro Aveiro desse acesso às escolas secundárias e a uma zona habilitacional importante da cidade.
O apeadeiro da Universidade de Aveiro, não só daria acesso à universidade, como também ao Hospital de Aveiro.


Linha Amarela
Os investimentos necessários na linha Amarela seriam a construção de um troço de via-férrea entre o apeadeiro de Azurva e o Estádio Municipal Mário Duarte. Seria um troço com menos de 1 km de via-férrea. Haveria também a necessidade de implementar uma bitola dupla entre a Estação de Aveiro e o apeadeiro de Azurva. A linha do Vouga utiliza uma bitola estreita, e o Metro Aveiro, para utilizar as infraestruturas já existentes na Linha do Norte e Ramal do Porto de Aveiro, iria utilizar a bitola larga.
O apeadeiro do Estádio aproveitaria o estacionamento já existente e funcionaria como principal parque para as viaturas que vêm da zona norte e este e seria complementado com o estacionamento do Retail Park. Neste último teria de ser construída uma zona pedonal entre o apeadeiro situado junto à AIDA até ao Retail Park.
O novo apeadeiro de Esgueira, permitiria que o centro de Esgueira e as escolas da zona tivessem acesso ao Metro Aveiro. Além disso, a sua localização permitiria acesso ao novo Hospital Privado e respetivas avenidas novas da cidade.

Linha Branca
Seria a linha com menor investimento, aproveitaria as infraestruturas existentes da Linha do Norte e Ramal do Porto de Aveiro. Apenas teriam de ser construídos os apeadeiros e uma ligação entre o Porto de Aveiro e o Ferry. Esta linha permitiria que as populações das Gafanhas deixassem de utilizar a sua viatura para se deslocarem ao centro da cidade. Os habitantes de S. Jacinto podiam chegar ao centro da cidade de Aveiro, utilizando apenas o Ferry e o Metro.
O apeadeiro da Marginal teria um grande parque estacionamento (zona oeste) para que as pessoas possam em segurança deixar a sua viatura


Notas Finais
A estação de Aveiro seria uma zona de encontro de todas as linhas, onde os passageiros poderiam fazer o transbordo entre elas e os serviços ferroviários da CP e o terminal Rodoviário de Aveiro. Seria possível que uma pessoa pudesse deixar o seu carro no Estádio e deslocar-se ao Centro da Cidade. Um habitante da Gafanha, que poderia deslocar-se, por exemplo, ao Centro da Cidade, Glícinias ou Retail Park, sem ter que trazer a sua viatura para a cidade de Aveiro.
Este projeto do Metro Aveiro possibilitaria a mobilidade pelos pontos chaves da cidade de Aveiro, sem haver a necessidade de circular com a viatura própria. Os autocarros da cidade deveriam ser estruturados de forma a potencializar ainda mais este conceito de circular em Aveiro sem carro, funcionando com um complemento importante ao Metro Aveiro.
Este projeto permitiria que a Avenida Lourenço Peixinho, as Pontes, O Rossio se tornassem em zonas pedonais, com acesso restrito apenas às viaturas de moradores. As Pontes sendo pedonais permitiria perlongar a zona pedonal já existente da antiga Rua Direita.
A Rua do Batalhão de Caçadores teria 2 sentidos para acesso ao estacionamento do Forum Aveiro. Sendo que a saída deste estacionamento teria de ser modificada, de modo a orientá-la para a Rua do Batalhão de Caçadores. 
A Rua do Clube dos Galitos seria Pedonal a partir do antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos.


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